BUSCAPÉ

segunda-feira, 21 de março de 2011

SP Escola de Teatro














Localizada na capital do Estado de São Paulo, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco propõe novos desafios para o ensino das artes cênicas no Brasil e percebe o formador e o aprendiz sob o prisma das sensibilidades e potencialidades artísticas, humanas, críticas e cidadãs.

Seu projeto se orienta a partir de três pilares – Cursos Regulares, Cursos de Difusão Cultural e Programa Kairós – que alicerçam o funcionamento sistêmico dos setores da Instituição, contemplando diferentes ações artístico-pedagógicas.

Três pilares, um coração: a arte do teatro que irriga qualificação rigorosa e amplia horizontes nos modos de criação, produção e recepção na contemporaneidade.
Entre as propostas articuladas pela Escola, destacam-se:

- no campo da gestão, a iniciativa inédita do Governo do Estado de São Paulo que investe recursos e dá plenos poderes ao pensamento e às ações de criadores vinculados a espaços culturais ou a grupos expoentes da cena atual; um cenário auspicioso em que artistas formam artistas.

- no plano social, a interface com estudantes de escolas públicas contemplados com bolsas-auxílio para se tornarem profissionais das artes do palco, atitude que democratiza o acesso ao universo teatral para diferentes camadas da população; uma escola de teatro para todos.

- no sistema pedagógico, o formador pisa o terreno do conhecimento ao lado do aprendiz; ambos caminham em via de mão dupla na busca permanente pela excelência artística e humanística; um território cultural destinado ao “saber-fazer” e ao “saber-ser”.



Fonte: http://www.spescoladeteatro.org.br/a_escola/index.php 










Uma escola nova e que já tem muito que contar. Em pouco tempo de vida, a escola já é vista como uma das referências no Estado. Pode ser por conta dos mestres presentes, por conta de cursos até então restritos ou por outro motivo qualquer.


 Os cursos são oferecidos gratuitamente pelo Governo do Estado e há cursos de formação de atores, Iluminação Humor, Técnicas de Palco entre outros, e cursos de Difusão Cultural, de curta duração. Há também uma série de eventos, palestras e workshops no decorrer do ano. Para os cursos de Formação, há seleção uma vez ao ano, e para os de Difusão, semestralmente há seleção por carta de intenção pela internet.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.