BUSCAPÉ

domingo, 13 de março de 2011

Juventude Cidadã

As oficinas começaram no ano de 1998 com o trabalho voluntário de 10 jovens monitores, que atendiam 300 alunos. Atualmente são oferecidas 52 modalidades, para mais de 320 turmas nos períodos: manhã, tarde, noite e aos sábados, atendendo a mais de 5.500 jovens, gratuitamente. Entre as modalidades das oficinas podemos encontrar: Aerografia, Artes Circenses – Aéreo, Clown e Malabares, Bike, Break, Bateria, Canto, Capoeira, Cavaco, Coral, Dança, Dança acrobática, Dança do Ventre, Defesa Pessoal, Desenho, Escalada Esportiva, Fotografia, Gaita, Graffiti, Guitarra, História em Quadrinhos, Mangá, Moda, Organização de Atividades Lúdicas, RPG, Sapateado Americano, Skate, Teatro, Violão entre outros, para participar é necessário ser jovem munícipe de 14 a 29 anos, que estejam estudando ou com segundo grau completo.

O inédito do Centro da Juventude é que muitos jovens, a partir da oportunidade de convivência com as diversas “tribos”, souberam se fazer respeitar e exercer seus direitos de cidadania, trocar experiências, debater e estruturar seus projetos de vida, exercer o protagonismo, descobrir seu potencial, se organizarem e formarem grupos de teatro, dança, bandas, trupes circenses, núcleos de produção cinematográfica, fotógrafos entre outros, propício ao relacionamento saudável.



 Mais uma alternativa aos interessados em ter um primeiro contato com a arte é o espaço do Juventude Cidadã. Projeto que também é oferecido gratuitamente pela Prefeitura de São Bernardo do Campo.

O projeto possui oficinas semestrais em diversas áreas como teatro, dança música, etc. Para quem não tem experiência anterior é uma forma interessante de conhecer e quem sabe investir nas artes.
O interessante do espaço é que muitos monitores já foram alunos que se profissionalizaram e agora podem compartilhar suas experiências e também incentivar seus alunos a conseguir seu espaço na área desejada. Outro ponto são os projetos que o Juventude leva para fora de seu espaço: O Juventude Radical, que visa a promoção dos esportes radicais nos bairros de São Bernardo, o Eco Juventude que promove a consciência ambiental; e também eventos como o Projeto Esquenta, realizado no Parque Cittá di Maróstica do qual busca a interação dos jovens do municipio por meio da música eletrônica tocada pelos alunos do Curso de Dj e convidados.
O carro-chefe do projeto são os cursos de circo. Por conta do Juventude o movimento circense cresceu tanto que foi além das salas de aula. Muitos alunos trabalham profissionalmente não só no Brasil quanto fora.

Há outros cursos voltados para os esportes radicais e também profissionalizantes. As inscrições são semestrais. Uma opção aos que tem vontade de ter um primeiro contato com a arte e o esporte. Aos que já passaram dessa fase e procuram trilhar um caminho mais sério no teatro nos proximos posts vocês verão escolas que são referência no Estado de São Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.