BUSCAPÉ

domingo, 13 de março de 2011

Escola Superior de Artes Célia Helena




Reconhecida como uma das instituições de ensino artístico mais importantes do país, o Célia Helena Teatro-escola comemora, aos 30 anos, a ampliação de sua escola em faculdade conceituada, que teve nota máxima do MEC e foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Nacional de Educação.

O Curso Superior de Artes tem a mesma filosofia de trabalho que consagrou a escola fundada pela atriz Célia Helena em 1977: seriedade, ideologia, criatividade e dedicação. Na época, a atriz mergulhou na iniciativa pioneira de ensinar teatro para jovens, com a convicção de que esse trabalho deveria não só contemplar o conhecimento técnico, mas também o pensamento crítico, criativo e ético, fazendo do candidato a ator um verdadeiro artista-criador.

Célia Helena sempre acreditou no teatro como instrumento cultural para a expressão da individualidade e para a troca de experiências; para a formação da cidadania e para o desenvolvimento pleno profissional.

Hoje dirigida por Lígia Cortez, filha de Célia Helena e Raul Cortez,  a escola se mantém fiel aos fundamentos de sua criadora, ao mesmo tempo em que é sintonizada com os novos tempos.

Entre outros atrativos, a instituição conta com professores renomados, currículo diferenciado, espaço exclusivo para apresentação, biblioteca e projetos de pesquisa e intercâmbio, atributos que a tornam uma referência na formação de atores para o teatro, o cinema e a televisão.


Fonte: http://www.celiahelena.com.br/escola/


Minha amiga Renata Sarmento, que está no quarto semestre do Curso de Artes Cênicas, escreveu um depoimento sobre sua experiência na Escola:


 "  Na minha concepção teatro se faz de uma forma descontraída e com bastante responsabilidade,disciplina, criatividade e acima de tudo respeito. É isso que nós aprendemos logo quando começamos o primeiro semestre. A Escola Célia Helena tem um carisma único, que vem desde os funcionários da limpeza e segurança da escola até os cargos mais altos. No segundo termo já estamos em palco, fazendo o chamado "exercício no teatro", assim denominado, pois a um segundo termo não se pode dar o peso do nome peça teatral. É muito importante pois nos sentimos grandes, porém com os pés no chão. Professores competentes que baseiam-se nos ensinamentos de Stanislavski nos passam aquecimentos, jogos teatrais, discussões sobre grandes nomes do teatro, muitas leituras e um trabalho sério e verticalizado é feito nas aulas de corpo e interpretação em nossa preparação como ator e artista de um modo geral. 
Acho super interessante um Festival que acontece uma vez em cada seis meses na escola, chamado EPA - Encontro dos Profissionais de Artes. Esse encontro acontece geralmente em um sábado, onde os alunos podem demonstrar qualquer tipo de arte com o tempo máximo de 20 minutos, sem intervenção dos professores; como eles mesmos intitularam, trata-se de um movimento de origem anarquista. Possui também uma biblioteca organizada com um grande número de obras disponibilizadas aos alunos. Não podendo deixar de falar na cantina da baiana Creuza com seus salgados deliciosos; uma verdadeira personagem com um enorme coração. O único quesito que acredito que poderia ser aprimorado, apesar de não ser ruim, são as aulas de voz. Esse é o único ponto que acredito possuir certa deficiência. 
Sou muito feliz em estar no quarto semestre dessa escola, na qual tenho muito prazer de estudar e que me dá toda a base teatral. "

Lembrando que para ingressar nos cursos de iniciação ou superior em artes, é necessário passar por processo seletivo. Todos os cursos são pagos. Para informações sobre datas de inscrições e valores, consulte o site da escola: http://www.celiahelena.com.br/home.htm  

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.